Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Publicado em 22/12/16

NOTÍCIAS

Organização Estrutural e Funcional do Hospital

Organização Estrutural e Funcional do Hospital

Lançado em dezembro de 2016, com autoria da Professora Doutora Teresinha Covas Lisboa, o livro aborda a complexidade dos hospitais, as tendências das novas estruturas e a funcionalidade do setor, atendendo às expectativas dos hospitais públicos e privados.

São apresentados os modelos de novas unidades que são criadas, que exigem competências e habilidades dos administradores e tecnólogos na área de gestão hospitalar e necessária para a condução do processo administrativo.

A autora detalha as principais questões técnicas e as legislações vigentes e os itens necessários para a composição do quadro de colaboradores. As funções setoriais, cargos e comissões nos níveis de assistência dos hospitais são abordadas, bem como os conceitos e tipologias da Classificação dos Níveis de Atenção em Saúde e o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Trata-se de uma obra que está voltada para cursos de Pós-graduação, Graduação e, também, para suporte de pesquisas às empresas da área.

O Administrador Paulo Roberto Segatelli Câmara, Diretor da Federação Brasileira de Administradores Hospitalar, honrosamente convidado a escrever o Prefácio, comenta o trabalho que vem abrilhantar a literatura da área hospitalar:

A complexidade dos hospitais exige uma reflexão sobre as novas estruturas e funcionalidades desse setor e sobre como os hospitais públicos e privados estão atuando.

Sentimos que novas unidades foram criadas nesse universo, exigindo competências e habilidades dos administradores e tecnólogos na área de gestão hospitalar que necessárias para a condução do processo administrativo.

O conteúdo deste trabalho nos possibilita rever a organização estrutural e funcional dos hospitais públicos e privados, abordando a legislação vigente e os instrumentos formais dessas organizações.
A autora detalha as principais questões técnicas e as legislações vigentes que envolvem o tema e, ao mesmo tempo, oferece um material bibliográfico para pesquisas acadêmicas, ilustrando com estudos de casos reais.

Para o público leitor, é importante considerar com especial atenção os capítulos, cuidadosamente construídos, nos quais são demonstrados os passos para o gestor conduzir todo o processo de composição do quadro de colaboradores e são descritas as funções setoriais, bem como os cargos e as comissões nos níveis de assistência do Hospital.

A apresentação dos exemplos vistos no texto favorece o entendimento dos conteúdos abordados, tanto para os estudantes como para os profissionais da área de administração hospitalar.

Esta obra contempla, portanto, um material de grande representatividade sobre o assunto, além de se constituir em grande fonte de pesquisa e de estudos para acadêmicos e profissionais da área.

Vale conferir! Editora Intersaberes, 2016.

FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Avenida São Gabriel, 201 – Conjunto 1001
Jardim Paulista - São Paulo - SP - CEP: 01435-001
Tel.: 11 95587-8123

® 2024 - FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Deep Ocean Design Studio