Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Depoimentos:

AtualizaÇÃo de cadastro

Mantenha o seu cadastro atualizado – É muito importante.

Atualizar

50 Anos FBAH - Depoimentos

Marcelo Saviani

"Inicialmente gostaria de Parabenizar pela iniciativa de nosso Atual Presidente Sr. Márcio G. Moreira, com toda sua Diretoria , de nosso eterno Presidente de Honra Pe. Niversindo Antonio Cherubin, e de nossa Superintendente Executiva Sra. Eliete Di Spirito, pelo convite e iniciativa de estarem organizando uma série de eventos de comemoração dos 50 anos da FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, na qual inclui alguns relatos de pessoas, que estiveram participando da gestão de nossa Federação, e que também contribuem, para que, nosso sistema de Saúde Brasileiro, seja cada vez mais, um sistema igualitário, justo, e que reconheça seus profissionais nas mais diversas atuações e responsabilidades, permitindo assim a população Brasileira dignidade e respeito no tratamento de Saúde.

Reitero, que para mim é um orgulho muito grande estar participando, e ter feito parte desta entidade que completa 50 anos em 2021 , com sua fundação em 1971, quando na época se chamava ainda Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares, iniciativa do Pe. Niversindo Antonio Cherubin, defensor de nossa profissão, da formação, especialização, e sempre participação profissional de Administradores Hospitalares a frente da Administração de Serviços de Saúde , perfazendo assim uma gestão Multidisciplinar, com devido respeito a todas demais profissões, que atuam nestas Instituições Hospitalares, porém sob a responsabilidade de gestão Administrativo Comercial Financeiro de um ADMINISTRADOR HOSPITALAR com reconhecida formação.

Em 1977 tomei a decisão de ingressar na área de Saúde, através de cursos de Instrumentação Cirúrgica, que as entidades Camilianas ofereciam, e foi o início da realização de grande sonho, pois comecei a ter contato com este mundo fantástico que se chama : HOSPITAL e com todos os profissionais que o compõem, e me apaixonei pela complexidade, dinamismo, e acima de tudo ter a oportunidade de ver pessoas voltando ao convívio de seus familiares e amigos, resultado do trabalho de um grupo de pessoas, anos depois trabalhando sempre em Hospitais tive a oportunidade na mesma Instituição, de cursar ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, e diversos outros cursos, e vir a Trabalhar no Hospital São Camilo da Pompéia, anos depois, quando a FBAH estava em processo de reestruturação, recebi convite de ingressar na mesma como Segundo Secretário, ocupei posteriormente alguns mandados como Diretor, depois assumi por 2 vezes a Vice-Presidência, e com muito Orgulho por 1 mandato a Presidência da Instituição. Foram momentos de muitas dificuldades , principalmente na captação de Sócios, nas mudanças de sedes que tivemos, mas muitos momentos felizes, com trocas de experiências, nas realizações dos Famosos Jantares, que precedem o início da Feira Hospitalar, e que reúnem com certeza celebridades Nacionais e Internacionais do Sistemas de Saúde.

Tivemos a oportunidade de fazermos na época inúmeras viagens Nacionais e Internacionais na busca de divulgação da FBAH, além de dividirmos conhecimentos com Gestores de Saúde, trocando experiências e conhecendo diversos sistemas de Saúde Latino Americanos, Europeus e de outros estados de nossa Federação, com o Intercambio de conhecimento recordo, que participamos, e nos aproximamos muito do CUDASS - Colégio Uruguayo de Administradores de Serviços de Saúde, inclusive viajamos com Marcio Goncalves, que hoje preside a FBAH. Posteriormente e com participação de diversos gestores Latino-Americanos tivemos a participação na Federação Latinoamericana de Administradores de la Salud - FLAS, realizamos na época em conjunto alguns eventos e congressos, sendo um dos mais marcantes foi nossa participação no Congresso Peruano de Gestores de Saúde, e posteriormente trouxemos este congresso ao Brasil.

Um fato marcante na minha passagem pela FBAH foi o convite que fizemos ao escritor, palestrante e divulgador da Administração profissional como maior solução de problemas nas Instituições o Senhor James Hunter, muito famoso pelo livro “O MONGE e o EXECUTIVO”, recordo que fizemos toda uma engenharia financeira , fomos em busca de Patrocinadores e apoio, e dentre de um de nossos congressos, o mesmo fez uma apresentação Brilhante, fato que marcou demais minha participação na FBAH. Enfim como disse tenho muitas lembranças, e tive a oportunidade de além de ampliar meus conhecimentos, conhecer pessoas maravilhosas, que estavam todas engajadas, para que nossa profissão tivesse a cada dia sua representação e importância devida.

Continuando a fazer parte de gestão de empresas de nosso segmento, acompanhando fatos de falta de gestão da Saúde, principalmente recentemente durante esta última pandemia torço demais para que a FBAH cumpra seu papel , cada vez mais se fortaleça, se torno cada vez mais representativa, fortalecendo nossa profissão, e defendendo gestão profissional, para que a população Brasileira não precise de passar pela vergonha de não ter sistemas de Saúde Públicos e Privados decentes, e principalmente com gestão profissional.

Como sempre defendo, nossos sistemas de Saúde, incluindo os privados, não tem problemas de Recursos, e sim de gestão profissional com criatividade, inovação e acima de tudo Honestidade.

Muito Obrigado!!"

 

 

Currículo:

Presidente FBAH 2005-2006
Diretor Comercial da Divicom Administradora de Saúde e CEO da New Old Benefícios

FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

Avenida São Gabriel, 201 – Conjunto 1001
Jardim Paulista - São Paulo - SP - CEP: 01435-001
Tel.: 11 95587-8123

® 2024 - FBAH - Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Deep Ocean Design Studio